Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Não são poucos os que têm surgido tentando explicar o mistério do nome de Deus. O que para muitos não parece  ser um enigma, na verdade é um quebra-cabeças  sem fim. 


Deus se revelou a Moisés no Monte Horebe, declarou-lhe o Seu Nome, "YHWH",   (Ex 3:13-15) e  mais tarde entregou-lhe os Dez Mandamentos (Ex 20:3-17) que incluiam  a ordem: "Não tomarás o nome do Senhor,   teu Deus em vão." Êxodo 20:7. 


 Com  base nesse mandamento os hebreus passaram a ter temor de pronunciar o nome de Deus,  e entenderam que deveriam pronunciá-lo somente em solenidades especiais, como no Dia da Expiação (Yom Kipur).


Em outras ocasiões, no contexto religioso, eles pronunciavam "Adonai" (Senhor) e fora dele, em conversações, HaShem (O Nome). 


Alguns afirmam que para não profanar o nome de Deus,"YHWH",  eles deixaram de pronunciá-lo, 

e somente os sacerdotes o pronunciavam no templo em Jerusalém. Além dissso, depois da dispersão dos judeus pelo mundo, é possível que, mesmo conservando as tradições religiosas, onde o hebraico era ensinado, tenha se perdido a pronúncia correta.

Hoje entre judeus e estudiosos das escrituras não existe um consenso, pois alguns acreditam que a pronúncia é "YAUÊe outros "YAOUHÚ", "YÁHU"  ou "YAHOU". 


Para completar o mistério, em nossas Bíblias o nome santo de Deus foi traduzido para nós por "SENHOR" ( Adonai ), possivelmente sob a influência dos judeus. Mas será que isto interfere em nossa salvação ?

Acredito que não, pois Abraão, o servo de Deus, nosso pai na fé, possivelmente não conhecia o nome santo de Deus (Êxodo 6:3). Ele conhecia a Deus como o "Deus Todo Poderoso" (Gênesis 17:1) e provavelmente onde é referido o nome sagrado, explica-se pelo fato de que quem escreveu o livro de Gênesis (Moisés) conhecia este nome. 

Independentemente da forma como se referiu ao nome de Deus, porém considerando-se que foi com reverência, temor e fé,  Abrão foi abençoado e salvo.

Do mesmo modo, nós que somos filhos dele pela fé, seguindo o seu exemplo seremos também abençoados e salvos. Desde que obedeçamos a Palavra de Deus, sejamos fiéis ao nosso Deus, creiamos em Seu Filho e continuemos a perseverar na  doutrina dos apóstolos. 

Quanto ao mistério do nome santo de Deus, um dia será revelado e o  " ... SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. (Zacarias 14:9)


Shalom Adonai













Estudioso da Bíblia

5 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamado pastor Rodrigues

A paz

Aprender, aprender, apreender.
Não fosse assim, de que modo poderíamos ensinar?
Edificante, tanto quanto esclarecedora esta sua mensagem.
Veja que já somos cinquenta a seguir este seu belo espaço virtual.
Deus te abençoe profusamente

Salviano Adão disse...

MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Fruto do Espírito disse...

Acessar seu espaço me fez muito bem!
Como é bom saber que as suas mensgens trarão edificação para o Corpo de Cristo.
Louvo a Deus pela sua vida!

Deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

C ultivar uma vida de oração.
R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
E star sempre disposto a obedecer a Deus.
S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
E sperar de Deus a orientação para a vida.
R evestir-se do poder do Espírito Santo.

Precisamos CRESCER, na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Já te seguindo, e te esperando lá no meu espaço, fique a vontade para comentar e também seguir, será uma honra.

Em Cristo,

***Lucy***

Antonio Batalha disse...

Irmão Pastor Rodrigues, estive a ler algumas coisas de seu blog e verifiquei que é feito por alguém que ama o seu Deus e ao próximo.Também minha visita tem o fim de estabelecer parceria, isto é, se o desejar. Fique com a paz de Jesus. Um abraço.

Bruder Klein disse...

A PAZ DE CRISTO JESUS...

EXCELENTE TEXTO, CLARO E EXPLICATIVO. HÁ COISAS SÃO BEM CLARAS, MAS MUITOS PROCURAM COMPLICAR. DEUS É DEUS! ISSO É O QUE IMPORTA PARA NÓS QUE ADORAMOS E O SEGUIMOS EM ESPIRITO E EM VERDADE. A FIDELIDADE A ESSE DEUS É O QUE DEVE ESTAR GRAVADO EM NOSSOS CORAÇÕES.

ABRAÇOS

Seguidores